O Bispo da Tlaxcala, D. Francisco Moreno Barrón, destacou a importância do Ano Sacerdotal e alentou os presbíteros a viverem intensamente os sacramentos e conhecer a vida do Padre de Ars para assim inspirar seu próprio ministério.

Em uma carta, o Prelado chamou os sacerdotes a valorizar e cultivar a identidade de seu ministério "para ser o que devemos ser na Igreja e no mundo, e para realizar, em nome de Cristo, a própria tarefa da sua Igreja".

Reconheceu com pena e dor "o sofrimento que alguns sacerdotes causaram (…) e por isso pedimos perdão sincero", mas também pediu reconhecer "que são muitíssimos mais os sacerdotes" fiéis a sua vocação, cujas vidas nunca serão notícia, "mas que dão glória a Deus e tocam com seu mesmo amor uma infinidade de pessoas".

Por isso, disse que "cada um de nós deve sentir-se muito amado pelo Senhor, indigno de tal eleição e agradecido por este chamado (porque) só assim responderemos às grandes expectativas que o povo tem sobre nós".

Dom Moreno afirmou que o Ano Sacerdotal será também uma ocasião "para abrir nosso coração de pai aos colaboradores e destinatários de nossa ação pastoral, promovendo a participação dos leigos" para que através de uma adequada formação ocupem o lugar que lhes corresponde na vida da Igreja.