Esta manhã (hora local), o Papa Bento XVI deixou Roma e logo depois de uma hora de vôo chegou ao aeroporto de Caselle em Turim; de onde se transladou à residência de Les Combes, no Vale de Aosta, aonde descansará até o dia 29 de julho.

Como em 2005 e 2006, o Papa se alojará em uma propriedade dos salesianos, que acolheu muitas vezes ao Papa João Paulo II. Conforme explica o Escritório de Imprensa desta congregação, o Pontífice foi recebido pelo Reitor Mor dos Salesianos, Pe. Pascal Chávez Villanueva, seu secretário pessoal, o madrilenho Juan José Bartolomé, Dom Francesco Cereda, Conselheiro Geral para a Formação, Dom Stefano Martoglio, Provincial salesiano do Piamonte e Vale de Aosta e outros salesianos, como o economista e o diretor desta casa salesiana.

Também se encontravam presentes o Bispo de Aosta, D. Giuseppe Anfossi e autoridades civis e militares.

O edifício, de madeira e pedra, tem dois pisos e está rodeado por um amplo jardim. Encontra-se a 1.200 metros de altura e tem vista para o Mont Blanc, as outras montanhas da fronteira franco-italiana e os Alpes ítalo-suíços.

Os dois únicos atos públicos do Papa neste período de descanso estão previstos para os domingos 19 e 26 de julho, para rezar com os fiéis o ângelus dominical.

Depois de sua estadia no Vale da Aosta, o Santo Padre se dirigirá à residência de verão de Castelgandolfo, a 30 quilômetros ao sul Roma, onde transcorrerá o resto do verão.