A Arquidiocese de Sydney, Austrália, dispôs um fundo de cem mil dólares australianos (60 mil euros) para sustentar uma investigação sobre os potenciais usos terapêuticos de células estaminais adultas. Este montante estará disponível em janeiro de 2010.

Conforme indica o L'Osservatore Romano, o Arcebispo do Sydney, Cardeal George Pell, recorda que as células estaminais adultas já se utilizam exitosamente no tratamento de enfermidades cardíacas e hepáticas. "A Igreja Católica promove e alenta a investigação médica e sustenta plenamente a investigação com células estaminais adultas e outras formas de biotecnologia, sempre e quando respeitarem a dignidade de toda vida humana".

Assim, o Cardeal reitera a oposição da Igreja na Austrália, expressa em distintas ocasiões, à investigação com embriões; e assinala que "os resultados obtidos até agora nesta área (a das células estaminais adultas) ultrapassam de longe tudo o que foi obtido até agora na investigação de células estaminais embrionárias".

"A Igreja Católica –acrescenta– sempre susteve o trabalho da ciência apoiado em bons pilares éticos e nossa Arquidiocese está feliz de poder contribuir na investigação que permitirá o progresso nesta área de vital importância".