O Vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom Roberto Lückert, afirmou que a Igreja não apóia nem motiva os golpes de estado e que em seu caso nunca justificou o golpe dado pelo atual Presidente Hugo Chávez.

Conforme informou o Jornal Católico, o Prelado assegurou que a Igreja condena os golpes de estado e assinalou que no caso da Honduras não se rompeu a institucionalidade democrática durante o processo que desembocou na saída do Presidente Manuel Zelaya.

Não obstante, atribuiu uma "conotação meio escura" à forçada mudança de poder neste país e considerou que é uma situação que deve revisar-se. "Institucionalmente, com a legalidade que têm em suas mãos, deveram ter investigado ao mandatário", indicou.

O também Arcebispo de Coro questionou a imparcialidade do Secretário Geral da Organização de Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza. "Insulza está preocupado pelas eleições da OEA. O organismo neste momento não é mais que um clube de Presidentes onde eles são atendidos mas não os povos", expressou.

Dom Lückert defendeu seu direito a opinar. "O que sucede é que eles se molestam que a Igreja não fique calada frente aos problemas que ocorrem no país", assinalou.