Ao receber esta manhã aos participantes do primeiro Encontro Europeu de Estudantes Universitários, promovido pela Comissão Catequese-Escola-Universidade do Conselho das Conferências Episcopais Européias; o Papa Bento XVI alentou o insubstituível serviço dos jovens de anunciar a Cristo com valentia na universidade.

Em seu discurso aos jovens de 31 nações européias, o Santo Padre explicou que a tarefa dos católicos no ambiente universitário passa por “seguir o caminho de elaboração cultural que São Bento intuiu como necessário para a maturação humana e cristã dos povos” do Velho Continente; tarefa que só pode ser concretizada se “vocês se encontram com o Senhor ressuscitado na experiência eclesiástica concreta, e em particular na Celebração Eucarística”.

Seguidamente o Pontífice sublinhou que “seu empenho missionário no âmbito universitário consiste portanto em testemunhar o encontro pessoal que tiveram com Jesus Cristo, Verdade que ilumina o caminho de todo homem. É a partir do encontro com Ele que se constata aquela ‘novidade do coração’, capaz de dar uma orientação nova à existência pessoal, e só assim se chega a ser fermento e levedura de uma sociedade vivificada pelo amor evangélico”.

“Como é preciso compreender, também a ação pastoral universitária deve então expressar-se em todo seu valor teológico e espiritual, ajudando os jovens a fazerem que a comunhão com Cristo os conduza a perceber o mistério mais profundo do homem e da história. E por esta específica ação evangelizadora, as comunidades eclesiásticas empenhadas em tal ação missionária, como por exemplo as pastorais universitárias, podem ser o lugar da formação de fiéis amadurecidos, homens e mulheres conscientes de ser amados por Deus e chamados, em Cristo, a converterem-se em animadores da pastoral universitária”.

Por isso, explicou Bento XVI, “na universidade a presença cristã se faz sempre mais exigente e ao mesmo tempo fascinante, porque a fé está chamada, como em séculos passados, a oferecer seu insubstituível serviço ao conhecimento que, em nossa sociedade contemporânea, é o verdadeiro motor do desenvolvimento”.

Depois de lhe recordar aos jovens que “são o futuro da Europa”, o Papa destacou que “a nova síntese cultural, que neste tempo se está elaborando na Europa e no mundo globalizado, necessita da contribuição de intelectuais capazes de propor nas salas-de-aula acadêmicas o discurso sobre Deus, ou melhor, de fazer renascer aquele desejo do homem por procurar a Deus”.

“Vocês, queridos jovens, contribuem, junto a seus docentes, a criarem laboratórios de fé e cultura, compartilhando a fadiga do estudo e a investigação com todos os amigos que se encontram na universidade. Amem suas universidades, que são palco de virtude e de serviço”.

Seguidamente o Pontífice afirmou que “a Igreja na Europa confia muito no esforço apostólico de todos vós, consciente dos desafios e as dificuldades, mas também das potencialidades da ação pastoral no âmbito universitário”.

“Quanto a mim, asseguro-lhes o sustento de minha oração, e sei que posso contar com seu entusiasmo, seu testemunho; sobre tudo com sua amizade que hoje me manifestaram e agradeço. Que São Bento, Patrono da Europa, e sobre tudo a Virgem Maria, invocada por vós como Sedes Sapientiae, acompanhem e guiem seus países. A todos reparto minha bênção”, concluiu Bento XVI.