Os sacerdotes bolivianos reunidos na 24º Assembléia Ordinária reafirmaram seu compromisso por defender a vida e optar pelos pobres, de uma vez que chamaram a preservar os valores democráticos de cara às eleições de dezembro.

"Esperamos que no processo eleitoral que se aproxima nos deixemos iluminar pelos valores evangélicos, defendendo a vida, optando pelos pobres e respeitando a cultura, para escolher responsavelmente as nossas autoridades nacionais e posteriormente departamentais", expressaram em um comunicado.

O texto assinalou que é importante "preservar os princípios democráticos de tolerância, respeito e liberdade". Nesse sentido, pediram e exigiram "que se respeite a liberdade de cada boliviano" e rechaçaram "todo plano de manipulação e engano com fins egoístas e mesquinhos. Olhemos o futuro com esperança e sejamos todos responsáveis para construir uma Bolívia melhor".

Com respeito ao início do Ano Sacerdotal, destacaram "a grandeza da opção vocacional no ministério sacerdotal", mas também expressaram sua dor "por alguns anti-testemunhos que empanam o exercício do ministério, do qual pedimos com toda sinceridade e humildade o perdão de nosso povo".

"Convidamos a todos nossos irmãos a que se unam a nós, através da oração, para que possamos viver a fidelidade a nosso Senhor Jesus Cristo de maneira mais coerente e autêntica", expressaram.