Como resultado da repartição a crianças de dez anos do polêmico gibi do Quixote com cenas de sexo explícito, o secretário geral de Profissionais pela Ética (PPE), Fabián Fernández del Alarcón, alertou que este tipo de conteúdos poderia difundir-se no próximo ano através de Educação para a Cidadania (EpC), já que dirigentes socialistas "asseguraram que a educação sexual" é parte desta matéria.

Recentemente, o Partido Popular de Guadalajara denunciou o Conselho de Educação de Castilla-La Mancha por repartir aos alunos de 5º ano primário do colégio Alvarfañez de Minaya, um gibi apoiado no Quixote com gráficos de conteúdo sexual explícito entre o personagem principal e uma estalajadeira.

Fernández del Alarcón criticou o Conselho de Educação por não dar importância ao tema. O porta-voz da PPE recordou que a educação sexual é "um tema que muitos pais preferem explicar aos seus filhos de dez anos quando o considerarem oportuno e não quando dita o Governo da Castilla-La Mancha".

Alertou que este tipo de conteúdos podem ser difundidos no próximo ano no 5º ano primário através do EpC, porque tal como afirmam os promotores socialistas, esta matéria inclui "a educação afetivo-emocional, os sentimentos e emoções, as relações interpessoais, quer dizer questões que entram totalmente na intimidade dos alunos e vulneram os direitos dos pais".

"Deve-se recordar que diversos dirigentes socialistas (como José Blanco, em sua etapa de secretário geral do PSOE), asseguraram que a educação sexual forma parte do EpC. Não esqueçamos, além disso, que segundo o preâmbulo da LOE, a nova disciplina do EpC tem que desenvolver-se como parte da educação em valores com caráter transversal a todas as atividades escolares", assinalou.