A Dimensão de Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência do Episcopado Mexicano chamou os católicos a serem acolhedores com hondurenhos que saem de seu país por causa da crise política.

Segundo o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), a irmã Leticia Gutiérrez Valderrama, secretária executiva da dimensão migratória, exortou às casas de migrantes a serem caridosos com "a situação grave em que se encontra Honduras e que por desgraça provoca uma situação de instabilidade para a própria população já golpeada e estimulada a sair de seu próprio país".

A religiosa disse estar convencida de que a generosidade dos mexicanos "vai além desta súplica", e informou que alguns centros de apoio a migrantes de instituições católicas já procuraram proteger o direito dos hondurenhos no México, já que pela crise política seu status mudou de migrantes a refugiados.

Segundo o SIAME, em sua mensagem a irmã Leticia também manifesta "o interesse da Dimensão de Pastoral Migratória para que em colaboração com o Instituto Nacional de Migração lhes dê possibilidade de procurar refúgio a quantos hondurenhos requeiram acolhida dentro do povo mexicano".