A Conferência Episcopal da Costa Rica (CECR) alentou o diálogo e se solidarizou com Honduras, especialmente com a Igreja nesse país; a pouco de iniciar a mediação do Presidente Oscar Árias para superar a crise atual.

No texto assinado pelo Presidente da CECR e Arcebispo de São José, Dom Hugo Barrantes Ureña, os prelados costa-riquenhos expressam sua "solidariedade com o povo da Honduras, e especialmente com a Igreja desse país encabeçada por nossos irmãos bispos nestes momentos de tensão e incerteza".

Deste modo manifestam sua "complacência em que de novo nosso país, na pessoa do Presidente Dr. Oscar Árias Sánchez, sirva como ponte de diálogo para restabelecer a paz na região".

"Reiteramos publicamente nossa confiança no Direito Internacional e o diálogo, como meios para chegar a alcançar o Bem Comum dos povos, e neste momento tão delicado, o bem do povo hondurenho", acrescentam.

No texto os bispos elevam suas orações a Deus "nosso Pai, e a seu Filho Jesus Cristo, 'o Príncipe da Paz' , para que os esforços de mediação nesta crise, sejam acolhidos de boa fé pelas partes intervenientes; e ao Espírito Santo para que ilumine a quem presta seu serviço como mediadores, e assim se chegue a uma solução viável e pacífica a favor de todos os hondurenhos".

Finalmente pedem "a todos os costa-riquenhos e a todos os homens e mulheres de Boa vontade, elevar sua confiada oração pelo êxito dos esforços tendentes à solução pacífica da difícil situação que vive o povo da Honduras".