As representantes das congregações religiosas femininas presentes na China se uniram em uma Procissão Eucarística junto a milhares de fiéis; onde intercambiaram experiências sobre "o sentido da vida em sua dimensão católica, a importância da família e a oração em família para consolidar e transmitir a fé".

Conforme assinala agência vaticana Fides, as 78 religiosas provenientes de 23 províncias chinesas, reuniram-se na paróquia de Yang Jia Pu, da diocese de Tai Yuan, vestindo cada uma o hábito característico de sua congregação.

As religiosas, que "chamaram a atenção das pessoas na rua, suscitando também orgulho entre os fiéis e os sacerdotes, cumprem um rol fundamental e indispensável no âmbito pastoral, da evangelização, das obras de caridade e do serviço social" na China.

"São amigas e consoladoras dos crianças abandonados, dos deficientes físicos, dos anciãos solitários, dos doentes de AIDS e dos leprosos. São os ‘anjos dos corredores de hospital’, sempre em primeira linha em qualquer emergência, como foi no caso do terremoto em 12 de maio 2008", adiciona.

Desta maneira, com seu testemunho e obras de caridade as religiosas conseguiram "seguidores de Cristo entre os afligidos e os que sofrem, convertendo-se em signos da presença amorosa de Deus".

"Segundo as últimas estatísticas relativas a novembro de 2006, na China há 5,000 religiosas com quase 600 noviças", assinala a agência.