Na próxima quinta-feira 9 de julho na sede do Ministério israelense para os Assuntos Exteriores em Jerusalém se realizará uma reunião de trabalho entre a comissão bilateral da Santa Sé e o Estado do Israel, a primeira depois da histórica viagem do Papa Bento XVI à Terra Santa.

Conforme indica a Rádio Vaticano (RV), desde que se assinou em 1993 o acordo fundamental, busca-se definir a salvaguarda do patrimônio da Igreja, especialmente dos Santos lugares, a garantia da tutela jurídica em caso de controvérsias, um regime fiscal para a Igreja, que reconheça e confirme seus direitos ao momento da criação do Estado do Israel, assim como os aspectos sociais para o clero e os religiosos.

Ao finalizar a reunião da quinta-feira, a comissão bilateral deve dar a conhecer o programa para os seguintes encontros. Até o momento, precisa RV, somente se conhece que a seguinte reunião plenária será 10 de dezembro de 2009.

Pedem à comunidade internacional interceder por detentos de consciência em Cuba

Havana, 07 Jul. 09 (ACI).- O Movimento Cristão Liberação (MCL), chamou a comunidade internacional e organismos defensores dos direitos humanos a intercederem "ante as autoridades cubanas para que ponham fim ao mau trato e condições desumanas em que se mantêm os prisioneiros políticos em Cuba".

Através de um comunicado, o presidente do MCL, Oswaldo Payá Sardiñas, referiu-se ao caso do detento de consciência Efrén Fernández, detido durante a Primavera Negra de 2003 e cuja saúde se deteriora rapidamente. "Tem sérias condições renais com agravamento de infecções da pele pelo confinamento em condições desumanas", indicou.

O MCL denunciou que frente as contínuas notificações que os carcereiros fazem às autoridades para hospitalizar Fernández, estas fazem "caso omisso e em lugar de resolver burlam dele".

"Outros detentos da prisão de Guanajay onde se encontra Efrén protestaram pelas condições em que mantêm o seu companheiro, mas as autoridades não fazem conta", acrescentou.

Por isso, a organização promotora do Projeto Varela chamou a comunidade internacional para que interceda pelos detentos políticos e de consciência, vários dos quais se encontram com uma saúde deteriorada.

Por outro lado, o MCL informou que seu líder no Banes, Ezequiel Morais, detido o passado 3 de julho e com paradeiro desconhecido, foi abandonado pela polícia cubana "em um caminho solitário" no sábado 6 à meia-noite, a 70 quilômetros da cidade mais próxima.