Ao finalizar este meio-dia na Praça de São Pedro a oração do Ângelus dominical, o Papa Bento XVI expressou seu “mais profundo rechaço” pelo atentado perpetrado esta manhã nos subúrbios da Catedral da Imaculada Conceição na localidade do Cotabato em Filipinas; no qual faleceram ao menos cinco pessoas e outras 34 resultaram feridas.

O Santo Padre explicou que neste ataque atribuído, segundo a polícia local, a extremistas muçulmanos, “a explosão de uma bomba frente à Catedral (de Cotabato) durante a celebração da Missa dominical, causou alguns mortos e numerosos feridos, entre os quais há algumas mulheres e crianças”.

“Enquanto rezo pelas vítimas deste ignóbil gesto, elevo minha voz para condenar uma vez mais o recurso à violência, que não constitui nunca uma via digna para a solução de problemas existentes”, acrescentou.

Neste atentado, quatro pessoas, incluídos dois soldados, morreram no ato e uma quinta vítima faleceu no hospital, segundo a polícia.

Bento XVI também elevou suas orações pelas vítimas do recente acidente ferroviário ocorrido na localidade italiana do Viareggio, assim como por seus familiares e amigos; ao tempo que fez votos para que “incidentes similares não se repitam e que se garanta a todos a segurança no trabalho assim como no desenvolvimento da vida cotidiana”.