O Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, animou aos cristãos em Terra Santa a serem "artesãos de unidade entre os habitantes dos países" da região; ao tempo que animou aos cristãos a viverem a unidade em meio da diversidade.

Em sua carta pastoral titulada "Unidade na diversidade" dada a conhecer pelo L'Osservatore Romano, o Arcebispo assinalou que "as atuais divisões dos cristãos são consideradas como resultado do pecado e das paixões. Isso não tem nada com o pluralismo. Não é possível diferir até o fim dos tempos a realização da unidade da Igreja, que é uma garantia de credibilidade e um sinal da graça de Deus, uma graça que não se limita a um período de tempo ou a um lugar".

Depois de precisar que os cristãos "devemos procurar a restauração da unidade que foi rasgada pelas divisões ou pelos cismas, esta unidade que tem como fundamento uma só fé em um só Senhor", o Prelado explicou que "esta unidade na diversidade pode comparar-se à do corpo: não pode haver diversidade de funções sem unidade do corpo; e a unidade do corpo não suprime a diversidade das funções. Solo a diversidade de funções reforça a unidade e a solidez do corpo".

Ao referir-se logo ao conflito de Gaza, D. Twal comentou que "o povo palestino tem uma legítima aspiração à liberdade e soberania. Como o povo de Israel, que também deseja a estabilidade e segurança. Em definitiva, a paz não se pode estabelecer sem justiça".

Quanto à reconciliação em Terra Santa, o Patriarca assegura a contribuição da Igreja em Jerusalém que "olha com ternura a todos seus filhos de suas comunidades locais, árabes, judeus e cipriotas; assim como aos filhos de todas as nacionalidades".

Finalmente o Prelado precisa que "a Igreja vai além das diferenças de raça e cultura, porque é católica, quer dizer, universal. Ela quer ir além dos conflitos políticos, para abraçar a todos seus filhos no amor de Cristo. Deste modo testemunha a caridade".