Em sua homilia na Eucaristia que presidiu ao enclausurar o ciclo escolar 2008-2009 do Seminário Conciliar do México, o Cardeal Norberto Rivera alentou aos presentes a não baixar o guarda perante os ataques à Igreja e a trabalhar pela unidade em Cristo, estando "sempre atentos aos sinais que Ele nos manda".

Aos seminaristas o Arcebispo Primado do México alentou a "manter-se firmes na barca com Jesus", para que os ventos do temor e a espreita da dúvida, não façam sucumbir quem atravessa pelo mar da despersonalização e da agonia.

"As tempestades são as crises que não deixam ver claro nosso desejo de servir a Cristo", precisou o Cardeal e destacou que essas "provas que não devem nos espantar no que pese a nossa fragilidade".

O Cardeal Rivera sublinhou também, conforme informa o SIAME, que "nós não dirigimos o leme da barca, somos somente instrumentos que atuam segundo a direção de Deus".

"Sabemos que somos responsáveis pelo rumo de onde se dirige o barco, mas é Jesus quem permanece nela e acalma a tempestade com a claridade de sua palavra", assegurou.