A Santa Sé se fez presente na Conferência Internacional de Doha (Qatar) inaugurada nesta segunda-feira nos Emirados Árabes a fim de promover o valor da família tradicional, anunciou uma nota de imprensa do Vaticano.

O evento, ao qual assistem 1.500 convidados, foi organizado pela Moza Bint Nasser Al-Missned, esposa do emir de Qatar e fundadora e presidente do Supremo Conselho de Qatar para os assuntos familiares.

O Cardeal Alfonso López Trujillo, Presidente do Pontifício Conselho para a Família, que participa como representante da Santa Sé, pronunciará nesta terça-feira uma conferência intitulada: “A complementaridade do homem e da mulher: aproveitar os talentos de mães e pais”.

Entre os convidados encontram-se também Richard Wilkins, diretor do World Family Policy Center, da Brigham Young University de Utah (EUA); o Nobel de Economia da Universidade de Chicago, Gary Becker, assim como membros de organizações governamentais e não governamentais, especialistas, acadêmicos e autoridades civis e religiosas, entre estas últimas o Patriarca Shenouda III, da Igreja Copta do Egito.

A Conferência que comemora o décimo aniversário do Ano Internacional da Família, propõe-se examinar a afirmação do  parágrafo 3 do artigo 16 da Declaração Universal dos Direitos humanos onde se lê: “A família é o elemento natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado” e revisar as políticas da família.

A Conferência espera demonstrar que centrar-se na família é uma forma segura de obter uma sociedade sã.

Temas

A lista de tema que se tratarão na Doha inclui: A família no terceiro milênio frente ao desenvolvimento, a  globalização  e as políticas internacionais de amparo à família; Antecedentes religiosos e jurídicos da família do terceiro milênio; A família e a educação, a família e a cultura do diálogo, com um estudo sobre o papel dos meios de comunicação e sua influência na família.

Também será falado da dignidade e o valor da vida humana, dos benefícios do matrimônio, a maternidade e a paternidade, a fé e as famílias modernas, o papel dos valores na sociedade, envelhecimento e família e políticas de governo para as  famílias.

A conferência concluirá com a adoção da Declaração de Doha, que incluirá uma mensagem a todos os estados do mundo, no que se sublinha a importância de reafirmar o papel da família e convidará aos governos a comprometer-se na promoção e proteção de seu papel como célula básica da sociedade”.