Ao apresentar a nova edição dos documentos sobre o processo Galileu Galilei, o Prefeito do Arquivo Secreto Vaticano, Dom Sergio Pagano, explicou que em 5 ou 6 anos se dariam a conhecer os documentos relacionados ao pontificado de Pio XII que demonstram que salvou da morte a centenas de milhares de judeus durante a Segunda guerra mundial derrubando a lenda negra que alguns promovem em seu contrário.

Na apresentação, o Prelado destacou que Pio XII "foi um grande Papa, que, como sabem, é atacado por seu presumido silêncio sobre a Shoah; mas em realidade ele fez muitas coisas pelos judeus e por prisioneiros da Segunda guerra mundial".

D. Pagano precisou, conforme explica a Rádio Vaticano, que 20 arquivistas estão trabalhando a tempo completo nos milhões de páginas de documentos em mais de 15 mil lotes do pontificado de Pio XII, quem salvou da morte 800 mil judeus como refere a história.

"Temos os arquivos da Secretaria de Estado, mas também das nunciaturas, que são muitíssimos", explicou. "Haverá algumas surpresas agradáveis, inclusive no que se refere aos judeus", precisou.

"O Papa Pio XII assumiu grandes riscos, inclusive riscos pessoais muito grandes, para salvar judeus. Não posso dizer mais agora, mas quem queira abrir os olhos, em cinco ou seis anos poderá fazê-lo", disse Dom Pagano.