Em uma recente reflexão pastoral, o Bispo de Toluca (México), Dom Francisco Javier Chavolla Ramos, sublinhou que a democracia "desvirtua quando se apóia em ideologias incongruentes respeito ao bem integral do homem e a comunidade, ou prescinde da dignidade e direitos humanos, proceder que está à margem do Evangelho".

Em sua reflexão titulada "A atitude democrática, como valor humano fundamental da convivência e interação sócio-política", publicada na página Web do Episcopado mexicano, o Prelado se referiu às próximas eleições deste 5 de julho e assinalou "por ser a democracia uma expressão humana, e pelo mesmo cristã, já que 'nada do autenticamente humano é alheio ao cristão', a Igreja aprecia esta instância da vida cívica-política".

Do mesmo modo, continuou, "considera que se desvirtuam quando se apóia em ideologias incongruentes respeito ao bem integral do homem e a comunidade, ou prescinde da dignidade e direitos humanos, proceder que está à margem do Evangelho".

Por isso, o Prelado ressaltou que "manter a vida democrática, exige-nos uma atitude, uma disposição definida que nos leve a viver os valores que subjazem como alicerce de um autêntico processo eleitoral e o conseguinte desenvolvimento da vida democrática".

Nestes comissões eleitorais, precisa também Dom Chavalloa, é necessário "assegurar uma adequada representatividade da cidadania: procurar um perfil ético mínimo que todo candidato ou representante deve cobrir; aprender a re-valorar a função dos partidos políticos, aceitando e respeitando, como o centro da atividade política, à pessoa; como sujeito da comunidade política, ao povo; como meta e medida da legitimidade política, a justiça social; como força moral, a autoridade e a ordem".

Depois de fazer uma reflexão sobre a necessidade das pessoas de viver a liberdade, a verdade, a solidariedade, o pluralismo e a justiça como valores para construir o bem comum, o Prelado assinalou que "quem está enraizado na sabedoria dos valores, está enraizado em Jesus Cristo que fundamenta em si todo o humano, como são os valores. Permanecendo Nele nossa atitude democrática como valor, resistiremos toda ameaça, todo risco contra a integridade da pessoa e da pátria".