O Cardeal Stanislaw Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia (Polônia) e quem fora durante mais de 40 anos secretário pessoal do Papa João Paulo II, inaugurou uma imponente estatua de quase cinco metros de altura no Policlínico Gemelli em Roma, aonde o Papa Peregrino esteve internado 153 dias depois do atentado que sofreu em 1981.

"Non abbiate paura!" (Não tenham medo!) é o nome que leva esta escultura que a Universidade do Sacro Cuore inaugurou este 30 de junho na pracinha de ingresso do Policlínico Agostino Gemelli de Roma. Foi realizada pelo escultor Stefano Pierotti, de mármore e mede exatamente 4,6 metros com um peso de 47 toneladas.

Na inauguração, o Cardeal recordou que "desde este lugar (o Papa João Paulo II) ensinou a toda a Igreja como se vive e como se morre com o Senhor. O Policlínico Gemelli foi uma original 'cátedra' dela. Por isso, o nome deste hospital permanecerá inseparável da memória deste Papa".

"Da janela do décimo piso –concluiu– ele abençoou toda a multidão estando enfermo, e agora do centro da pracinha, onde foi elevada com deliciosa sensibilidade sua efígie, seguirá vigiando este lugar e abençoando aos quantos cheguem a ele; assim como a todos aqui que servem a dor do homem".