O professor da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Jaroslaw Mereski, assinalou no 1º Congresso Internacional de Filosofia em Granada, que o conceito de pessoa na Europa "está em perigo de extinção se nos corações dos europeus não existe mais aquele amor por Cristo que alguma vez a fez nascer".

Assim expressou o professor Mereski em sua exposição titulada "Europa e cristianismo"; e recordou aos presentes "a grande tentação do racionalismo moderno, a partir da Ilustração, de dar à vida cotidiana o fundamento para prescindir da religião".
Mereski recordou como "a intenção de unificação da Europa depois da II Guerra Mundial estava claramente inspirada pelas convicções religiosas".

"Agora, em vez disso, uma influente corrente na vida pública européia parece tentar de novo a idéia da Europa que prescinde daquilo que pelos séculos alimentou sua cultura", adicionou.

Sobre o futuro do cristianismo na Europa, o professor Mereski explicou que "desde o ponto de vista cristão, as categorias como otimismo ou pessimismo não são certamente adequadas"; e recordou ao Servo de Deus João Paulo II que "tantas vezes chamou à missão, à nova evangelização, como tarefa do cristão".