Com ocasião do quarto centenário da fundação de Oruro, o município desta cidade boliviana entregou à Igreja  um terreno para a construção do Museu de Arte Sacra, que deverá estar concluído para 2006, ano das celebrações.

A entrega foi feita pelo prefeito Hugo Zavaleta ao Administrador apostólico da Diocese de Oruro, o Pe Tomás Valência, que recebeu as chaves do antigo viveiro municipal, que até agora operava  como sede da Unidade de Meio ambiente e Recursos Naturais.

O Pe. Valência assinalou que “este é o primeiro projeto financiado e real para a celebração do quarto centenário de fundação de Oruro”; e acrescentou que a culminação do museu será uma “comemoração deste aniversário”.

O Sacerdote anunciou além que a construção se iniciará nos próximos dias  com o objetivo de “levantar um lugar de reflexão que servirá a toda a comunidade”.

Por sua vez, o sacerdote jesuíta Pe. Bernardo Gantier, assinalou que a transferência é um ato de fidelidade com o passado e com o patrimônio cultural, porque graças à construção do Museu de Arte Sacra, os habitantes de Oruro contarão com um espaço de descanso espiritual.

O prefeito Hugo Zavaleta indicou que a concessão do terreno corresponde com o mandato do Câmara de vereadores Municipal, que em 2001 o destinou para a potencialização da igreja de São Miguel,  um templo que se construiu antes da fundação de Oruro.

A autoridade municipal assinalou que “esta área é uma concessão” que fazem sabendo que a Igreja o cuidará, e que o museu “será um recurso cultural e turístico” que beneficiará à cidade.

Na cerimônia esteve presente o Núncio Apostólico na Bolívia, Monsenhor Ivo Scapolo, assim como autoridades civis e religiosas.