Depois do anúncio no último 31 de março do Superior General dos Legionários de Cristo, Pe. Álvaro Corcuera, da decisão do Papa Bento XVI de realizar uma Visita Apostólica a esta congregação, o vaticanista Sandro Magister informou que esta começará no próximo 15 de julho e que para tal encargo foram nomeados cinco bispos visitadores.

Magister indica que os visitadores são Dom Ricardo Watti Urquidi, Bispo de Tepic (México); Dom Charles Chaput, Arcebispo de Denver (Estados Unidos); Dom Ricardo Ezzati Andrello, Arcebispo de Concepción (Chile); Dom Giuseppe Versaldi, Bispo de Alexandria (Itália); e Dom. Ricardo Blázquez Pérez, Bispo de Bilbao (Espanha).

Estes bispos foram escolhidos por sua experiência e dedicação; e estarão encarregados de conhecer a vida e o apostolado da congregação durante o tempo que dure a visita. Depois terão que apresentar um relatório à Santa Sé.

Estes bispos, explica o vaticanista Sandro Magister, reuniram-se no sábado passado com os Cardeais Tarcisio Bertone (Secretário de estado), William J. Llevada (Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé), Franc Rodé (Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica) e Stanislaw Rylko (Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos).

ACI Imprensa consultou com fontes da Santa Sé que confirmaram a informação de Magister e assinalaram que recém se faria pública com o início da visita o próximo 15 de julho. Do mesmo modo, estas fontes assinalaram a ACI Imprensa que à diferença do indicado, o Cardeal Rylko não esteve presente na mencionada reunião.

Magister precisa além disso, corretamente, que Dom Ricardo Watti Urquidi será o encarregado visitar o México e América Central; Dom Charles Chaput o fará nos Estados Unidos e Canadá; enquanto que Dom Giuseppe Versaldi os visitará na Itália, Israel, Filipinas e Coréia do Sul.

Dom Ricardo Ezzati visitará a Legião presente no Chile, Argentina, Colômbia, Brasil e Venezuela; enquanto que Dom Ricardo Blázquez Pérez será o encarregado de visitar os legionários na Espanha, França, Alemanha, Suíça, Irlanda, Holanda, Polônia, Áustria e Hungria.