O Arcebispo de Santa Cruz, Cardeal Julio Terrazas, fez um chamado aos fiéis a lutarem contra a insegurança cidadã com as "armas da fé", dissuadindo a quem faz o mal para que não "comprometam-se com os filhos do maligno e se façam agentes de morte".

Segundo precisa Infodecom, o Cardeal exortou também a "trabalhar desde a fé para ajudar a esses grupos que perderam a noção da vida, esses grupos que se organizam só para matar, temos que lhes ajudar de uma forma a que compreendam que aqui em meio de nós há espaços para a honradez, há espaços para a solidariedade, há espaços para nos sentir irmãos, para perdoar nossas culpas, nossos delitos, e nossos enganos".

Ao referir-se logo aos grupos juvenis, o Cardeal Terrazas assegurou que é necessário resgatar a estes jovens e aproximar-se deles; para ajudá-los "Temos que ser defensores da vida assim como o Senhor, aproximar-se do que está morto ou morrendo para levantá-lo, curar a aquele que passa despercebido e fazê-lo com claridade e valentia, porque existe muita gente que hoje está na delinqüência porque ninguém o saúda, ninguém o quer, ninguém lhe expressa uma palavra de amor, todos pensam como reprimi-los, todos procuram meios para abandoná-los".

"Se estes irmãos e irmãs nos estão escutando, deveriam sentir hoje que nós como crentes desde nossa fé, desejamos estar com eles, para ajudar-lhes a reincorporar-se ao corpo da vida, ao corpo do Senhor", disse.

Ao precisar que é necessário conhecer as causas da criminalidade, o Cardeal ressaltou que é necessário alimentar com a fé a estas pessoas.

"Fazer que a fé seja atuante, que a fé leve ao respeito de Deus e da pessoa, o alimento da palavra de vida, da palavra de amor, da amizade que temos que pronunciar todos, em todo momento; o alimento material também , porque há muitas causas, muitas coisas que se fazem, porque há fome, embora alguns o neguem, embora alguns não queiram ver, embora alguns pensem que já entramos na época de um desenvolvimento tal, que todo mundo está satisfeito".