O Papa Bento XVI aceitou hoje a renúncia de Dom Francisco Domingo Barbosa Da Silveira, Bispo de Minas (Uruguai), conforme com o canon 401, parágrafo 2 do Código de Direito Canônico; depois das acusações do clero de sua diocese sobre algumas condutas sexuais do Prelado.

O parágrafo 2 do Código de Direito Canônico estabelece o seguinte: "roga-se encarecidamente ao Bispo diocesano que presente a renúncia de seu ofício se por enfermidade ou outra causa grave ficasse diminuída sua capacidade para desempenhá-lo". A causa grave neste caso seriam as acusações formuladas contra o Bispo por supostas condutas homossexuais.

O caso

As acusações contra Dom Barbosa foram conhecidas na sexta-feira passada, depois de uma "investigação judicial que o Prelado solicitou ao ser vítima de uma extorsão. Por estes fatos foram processados dois adultos com antecedentes penais" com quem se teria relacionado o Bispo, explica o jornal O País. O juiz Daniel Erserguer lhes imputou o delito de extorsão aos dois homens e os enviou à prisão.

Dom Francisco Barbosa é um bispo popular no Uruguai embora também tenha algumas posturas controvertidas no âmbito teológico; como o demonstra seu lema que é uma frase de uma canção esquerdista, e um refrão usado pelos partidários dessa coalizão quase como um emblema. Este grupo votou majoritariamente a favor do aborto.