Em sua nota editorial titulada "A hora dos cidadãos", o Sistema Informativo da Arquidiocese do México, alentou à participação consciente e raciocinada dos cidadãos nas próximas eleições que se realizarão este domingo 5 de julho.

Depois de denunciar os distintos enfrentamentos e más artes que marcaram as campanhas eleitorais neste último tempo, o texto precisa que a primeira exigência para os cidadãos "é a participação. Muitos pensam que os partidos políticos estão reprovados em suas propostas e em suas atitudes. Esperemos que não devamos dizer o mesmo dos cidadãos".

Seguidamente a nota adverte que "o abstencionismo é uma amostra de indolência e de falta de compromisso que não pode justificar-se em um país que busca consolidar e fortalecer a democracia. O abstencionismo não só é um fracasso das instituições mas também um péssimo diagnóstico da sociedade: apatia, irresponsabilidade, incapacidade para tomar a iniciativa do rumo político e social que queremos, deixando que seja um pequeno grupo o que dita o futuro por nós".

"O abstencionismo nos desqualifica para ser críticos ante a autoridade e para exigir-lhe o cumprimento de suas obrigações", alerta o SIAME.

A segunda exigência que expõe o editorial é "votar de uma maneira consciente e raciocinada. Com liberdade, mas com coerência. Devemos superar de uma vez por todas o voto corporativo, o voto comprado, o voto manipulado. Cada cidadão deve considerar as propostas para valorarizá-las desde suas próprias convicções".

Depois de recordar que os católicos têm direito, como todos, a expressar sua opinião política, o texto destaca que "a liberdade religiosa não só implica a celebração do culto devido a Deus, mas também a liberdade de manifestar as convicções em meio da atividade política e cultural da sociedade a que se pertence".

"Ninguém tem direito a impedir que os fiéis expressem seus próprios valores, uma magnífica oportunidade para isso é o tempo das eleições, onde se decide em conjunto o futuro imediato de uma sociedade", conclui.