A Página Web da Conferência Episcopal do Chile deu a conhecer que o dia de ontem pela tarde as relíquias de Dom Bosco foram recebidas na Catedral de Santiago, repleta de fiéis, em um especial Te Deum presidido pelo Cardeal Francisco Javier Errázuriz; quem agradeceu aos salesianos este acontecimento.

"Bem vindo e obrigado por esta visita", disse em sua homilia o Cardeal ante uma Catedral abarrotada de fiéis, quem chegou, diz a nota, para "participar das boas-vindas oficiais ao Chile do 'Pai e Mestre da juventude', quem iniciou no país sua visita internacional com motivo da celebração dos 150 anos da Congregação no mundo, percorrido que se estenderá até 2015, data em que se celebrará o bicentenário do nascimento do Santo".

Em sua homilia o Cardeal alentou uma "familiar conversa com Dom Bosco", e ressaltou a presença salesiana no país, há 122 anos, através de suas distintas expressões no âmbito juvenil, pastoral, educativo e social. "Bem vindo e obrigado por esta visita à nossa catedral que permite nos encontrar", adicionou.

Depois de homenagear ao primeiro salesiano chileno, Camilo Ortúzar Montt, quem conheceu em pessoa a Dom Bosco na Itália, os fiéis tiveram a oportunidade de aproximar-se da urna, apresentar seus respeitos e orar junto a Dom Bosco. Posteriormente, a urna foi levada até o Templo Maria Auxiliadora do Centro Educativo Salesianos Alameda, onde permanecerá até esta tarde.