O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, lamentou que a recente campanha para as eleições legislativas deste domingo tenham estado "repletas de raridades".

"Para dizer verdade, as pessoas têm a impressão de que não havia uma consciência nos cidadãos sobre o caráter exato desta eleição que é só uma eleição legislativa. Parecia que nesta eleição se jogavam muitas coisas e, entretanto, era uma eleição legislativa, ou seja, que se tratava da renovação parcial do Congresso Nacional, das legislaturas provinciais, dos conselhos deliberantes", sublinhou em sua reflexão semanal por televisão.

O Prelado considerou que por isso terei que pensar "que tipo de pessoas escolhemos para que se encarreguem de promulgar as leis que o país necessita. Falamos de leis nacionais ou provinciais e de regulamentos municipais".

"Isso suporia, em todo caso, que se tenham discutido idéias e que tenham saído ao jogo uma série de valores fundamentais com os quais a sociedade argentina tem que confrontar-se e em relação aos quais as consciências têm que interpelar-se", refletiu, embora lamentou que "não tenha ocorrido assim", porque "não houve debate de idéias nesta campanha".

O Arcebispo afirmou que "o que dá sentido à campanha eleitoral, depois de tudo, é que os candidatos digam o que pensam e o digam com verdade e que respondam a estas questões básicas, fundamentais".

Do mesmo modo, considerou que "não basta fazer genéricas alusões ao passado para demonizar ou para idealizá-lo e ao futuro para prometer coisas que provavelmente não se cumprirão, mas se deverá referir, sobre tudo, ao presente e não terá que evitar tampouco a definição sobre estas questões que são capitais para a vida de uma sociedade justa, solidária, autenticamente humana".