O Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluíz Martínez Sistach, chamou os fiéis a aproveitar a festividade de São Pedro e São Paulo para "renovar e fortalecer nossa solidariedade" com o Papa Bento XVI.

Em uma recente mensagem, o Cardeal assinalou que esta "jornada dedicada ao Santo Padre nos convida, este ano, a renovar e fortalecer nossa solidariedade com Bento XVI", acompanhando-o com afeto, compreensão e oração "em seus constantes esforços de reconciliação no interior da mesma Igreja e com os irmãos cristãos", e com os seguidores das outras religiões.

O Cardeal destacou que o Papa Bento XVI "foi e é em todo momento a voz de um grande defensor da paz", ao igual que seus predecessores. Nesse sentido, recordou que em sua recente viagem a Terra Santa, o Pontífice "pediu que se construíssem pontes e não muros", reconhecendo os direitos dos povos enfrentados "a viver no marco de uns estados independentes com umas fronteiras reconhecidas internacionalmente".

Também se referiu às polêmicas surgidas ultimamente, ante as quais "os bispos de nossa terra remarcamos que a atitude do Santo Padre  foi em todo momento, e do início de seu pontificado, de plena franqueza, humildade e transparência".

"Imitando a Jesus, fugindo de toda intolerância, Bento XVI nunca deixa de ter um pensamento livre, fiel a ele mesmo e à sua missão", afirmou.