O Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Renato Martino, lembrou aos parlamentares de Buenos Aires que “todo católico comprometido na política ou na administração tem o dever de promover em todos seus atos a cultura da vida , reafirmando este direito fundamental da concepção até seu término natural”.

“Não se pode admitir o  aborto porque é um assassinato, além disso é contra um ser inocente que não  pode se defender”, indicou o Cardeal que chegou à Argentina para apresentar o novo Compêndio de Doutrina Social da Igreja Católica.

Em um discurso na Assembléia Legislativa de Buenos Aires, o Cardeal Martino reconheceu que “os caminhos para a busca do bem comum são múltiplos, complexos e variáveis de sociedade em sociedade”, mas precisou que sempre se deve “defender e promover a família como núcleo fundamental da sociedade, promover a justiça e a mais eqüitativa distribuição da riqueza, fomentar a paz e a harmonia na comunidade nacional, e impulsionar o diálogo construtivo e fecundo, contribuindo para construção da civilização do amor”.

Do mesmo modo, insistiu para “um compromisso cada vez maior com a causa da paz, percorrendo o caminho fatigante, mas mais seguro para obtê-la, o da plena vigência dos direitos humanos”; mas sem esquecer-se de que “tais direitos fundamentais não se derivam nem são concedidos pelo direito positivo de nenhum Estado, e nem sequer pelo direito internacional, mas sim são inatos e inerentes à dignidade da pessoa humana”.

A dissertação do Cardeal Martino na Assembléia Legislativa versou sobre a “Doutrina Social da Igreja  e o compromisso dos católicos na política nacional e internacional”.

Ao final da exposição, o Presidente da Câmara de Deputados portenho, Osvaldo Mércuri, entregou-lhe o diploma que o credenciata como “visitante ilustre” da província de Buenos Aires.

“Estou feliz de me encontrar nesta bela cidade que pode definir-se como um Patrimônio Arquitetônico e Cultural da Humanidade”, assinalou o Cardeal.

Apresentação

O Cardeal Martino apresentou o Compêndio a mais de duas mil pessoas reunidas no Teatro Argentino e em seguida abençoou -junto com o Arcebispo de La Plata, Card. Héctor Aguer, por cujo convite esteve na Argentina- o Centro de Promoção da Cultura do Trabalho  João Paulo II, onde a Pastoral Social Arquidiocesana desenvolve o programa “Mãos Unidas”, que outorga minicréditos a mulheres de condição humilde com o fim de que gerem pequenos emprendimentos produtivos familiares.

O Compêndio de Doutrina Social da Igreja será publicado em espanhol em março de 2005.