Depois da oração do Ângelus na Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Bento XVI anunciou a publicação nos próximos dias, de sua terceira encíclica titulada “Caritas in veritate” (Caridade na verdade), que “busca desenvolver alguns aspectos do desenvolvimento integral em nossa época”.

O Santo Padre indicou que “já está próxima a publicação de minha terceira encíclica que leva por título ‘Caritas in veritate’. Retomando as temáticas sociais contidas na (encíclica) Populorum progressio, escrita pelo Servo de Deus Paulo VI em 1967 – que leva como data a mesma de hoje, 29 de junho, Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo – tenta aprofundar alguns aspectos do desenvolvimento integral em nossa época, à luz da caridade na verdade”.

“Confio às suas orações esta ulterior contribuição que a Igreja oferece à humanidade em seu empenho por um progresso sustentável, em pleno respeito da dignidade humana e das reais exigências de todos”.

Em sua saudação em espanhol, O Papa se dirigiu aos fiéis e em “particular aos arcebispos que hoje receberam o pálio, a seus familiares, assim como os sacerdotes e fiéis diocesanos que lhes acompanham”.

“Queridos irmãos, contemplando o exemplo dos apóstolos São Pedro e São Paulo, que deram sua vida por Cristo aqui em Roma, animo-lhes a oferecer em seu ambiente o testemunho, cheio de alegria e fidelidade, de sua fé e amor ao Senhor. Que Deus os abençoe”, concluiu.