Milhares de fiéis e peregrinos se encontraram este meio-dia na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem em suas palavras introdutórias à oração Mariana ressaltou a figura de São Paulo como modelo de amor a Cristo e de zelo pelo anúncio do Evangelho; ao referir-se à clausura do Ano Paulino e o início, há alguns dias, do Ano Sacerdotal.

“Foi um verdadeiro tempo de graça no qual, mediante peregrinações, catequeses, numerosas publicações e diversas iniciativas, a figura de São Paulo foi novamente proposta em toda a Igreja e sua vibrante mensagem fez reviver a paixão por Cristo e pelo Evangelho”, disse o Pontífice referindo-se à clausura do Ano Paulino.

O Santo Padre viu a ação da Providência na inauguração do Ano Sacerdotal, que iniciou no passado 19 de junho, dia do Sagrado Coração de Jesus, “um ulterior impulso espiritual e pastoral que trará muitos benefícios ao povo cristão e especialmente ao clero”.
“Qual é a finalidade do Ano Sacerdotal?”, perguntou-se logo Bento XVI. Este "quer contribuir na promoção do compromisso pela renovação interior de todos os sacerdotes para um maior e incisivo testemunho evangélico no mundo de hoje”.

Relacionando-o com São Paulo disse que este Apóstolo “constitui um modelo esplêndido a ser imitado, nem tanto no concreto da vida – pois a sua foi verdadeiramente extraordinária– mas sim por seu amor por Cristo, pelo zelo pelo anúncio do Evangelho, a dedicação às comunidades, a elaboração de eficazes sínteses de teologia pastoral”.

“São Paulo é exemplo de sacerdote totalmente identificado com seu ministério, consciente de levar um tesouro inestimável, quer dizer a mensagem da salvação”, disse a Papa.

Também ressaltou que o Apóstolo de Gentes era muito consciente de levar tal tesouro em um vaso de barro, “por isso ele é forte e humilde ao mesmo tempo, intimamente persuadido de que tudo é mérito de Deus, tudo é graça Sua. (...) O presbítero deve ser todo de Cristo e todo da Igreja, a qual está chamada a dedicar-se com amor indiviso, como um marido fiel à sua esposa”.

O Pontífice invocou a intercessão da Virgem Maria para que “nos obtenha do Senhor abundantes bênçãos para os sacerdotes. Que a Virgem, a quem São João Maria Vianney tanto amou e fez amar por seus paroquianos, ajude a cada sacerdote a reviver o dom de Deus que está nele em virtude de sua Santa Ordenação”.

Seguidamente Bento XVI rezou o Ângelus Dominical, saudou os presentes em distintos idiomas e repartiu sua Bênção Apostólica.