O Bispo Auxiliar da Tegucigalpa, Dom Darwin Andino, precisou que a Igreja na Honduras não apóia ao Presidente Manuel Zelaya em sua decisão de realizar uma pesquisa nacional para procurar uma reforma constitucional, e advertiu que ao afirmar o contrário, o mandatário só quis “manipular a Igreja". Conforme informa o jornal A Imprensa, na última cadeia nacional da quinta-feira, o Presidente Zelaya assegurou que a Igreja Católica o apoiava a ele e a sua consulta; afirmação que foi desmentida pelo Prelado.

Dom Andino precisou deste modo que a Igreja disse que apóia a consulta ao povo porque é um direito democrático, mas “não quer dizer que estamos apoiando o Presidente nesta consulta porque se virmos todo o processo, não se cingiu à lei”.

“Dizer que a Igreja Católica apóia tudo isto é querer manipular a Igreja. E dentro desta Igreja eu sou bispo e sou auxiliar de Tegucigalpa e não posso permitir que digam que eu como bispo apóio algo ilegal. O cristão não apóia nada ilegal. O cristão tem que apoiar o legítimo”, enfatizou a uma rádio local Dom Andino.

Estas declarações do Bispo se dão em meio da crise política e social que se vive na Honduras pela decisão do Presidente de realizar este domingo uma pesquisa no país para reforma a constituição, a que se opuseram alguns ministros e autoridades da justiça; e que gerou uma série de manifestações na capital a favor e contra a medida.

O Prelado disse também que o futuro do país não se vê com claridade, “porque o que se deu na Venezuela se está dando em Honduras, deu-se na Bolívia e no Equador. Eu aqui em todo olho a mão do presidente venezuelano Hugo Chávez e o país não pode entregar-se ao chavismo nem a ninguém, pois queremos seguir sendo livres e independentes”.
Por isso, ante esta crise, o Bispo fez um chamado a manter a calma, a prudência e o discernimento para com todos os atores políticos e a cidadania em geral.