O Instituto de Filosofia Edith Stein de Granada (Espanha) em colaboração com a Academia Internacional de Filosofia, organiza entre os dias 30 de junho e 3 de julho o I Congresso Internacional "As Raízes da Europa".

Conforme assinalam os organizadores, o evento procura refletir sobre "o futuro da União, suas raízes intelectuais e espirituais e o papel da União Européia na construção da paz"; e congregará participantes de diferentes continentes.

"Obteve-se a confirmação de um bom número de personalidades políticas e intelectuais de todo o mundo que querem participar deste evento excepcional assim como representantes de diversas universidades, centros internacionais de estudos e diversos organismos oficiais e privados", adicionam.

Do mesmo modo, o congresso se desenvolverá através de exposições "que permitirão o debate e a contribuição de diferentes pontos de vista da mão dos principais protagonistas. Deseja-se redigir um documento final que consiga o maior consenso possível e que possa ser utilizado em um futuro como referencia".

O congresso é patrocinado pelo Ministério de Assuntos Exteriores, a Junta de Andaluzia, a Prefeitura de Granada e a Casa Real de Liechtenstein.