Em uma emotiva invocação no Santuário de Santiago de Compostela, o Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madri e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), pediu ao Apóstolo Santiago o dom da coragem evangélica para os bispos e toda a Igreja  na Espanha.

A Missa  solene celebrada meio-dia no Santuário Jacobeu, terminou com um gesto de devoção ao Patrono da Espanha uma crucial semana de reuniões da CEE.

Durante a invocação dirigida ao Santo, o Cardeal espanhol recordou que “vamos em peregrinação ao Sepulcro do primeiro Evangelizador e Padroeiro da Espanha para  implorar seu patrocínio sobre nosso Igrejas diocesanas, a CEE e nosso próprio ministério de Pastores da Igreja”.

“Pedimos ao Apóstolo, iniciador da sucessão apostólica  que, pela graça de Deus, damos continuidade, nos impulsione a um renovado testemunho e anúncio de Jesus Cristo, o Redentor do homem, cheio de fidelidade e autenticidade apostólica e de vitalidade espiritual”; disse o Cardeal.

“Que nos anime e dê fortaleza –continuou- para ensiná-lo em sua integridade, até mesm a custa das incompreensões do mundo e, inclusive, de alguns filhos e nossos irmãos”.

“Que efetivamente a Igreja na Espanha frente aos novos desafios da cultura atual, tão tocada da opção pela morte entre nós e em toda a Europa, apareça como uma Igreja esperançada que sabe comunicar e difundir a verdadeira esperança: a que brota e se alimenta do Evangelho de Jesus Cristo!”, exclamou em seguida o Arcebispo de Madri.

“Que não esqueçamos que este testemunho do Evangelho da Esperança o esperam e necessitam especialmente nossas crianças  e jovens e suas famílias!”.

O Cardeal Rouco pediu também ao Apóstolo São Tiago que “não permita que passemos por cima ou descuidemos da grande prioridade pastoral que tanto e tão ardentemente nos recordava   João Paulo II como de máxima urgência frente ao Novo Milênio pelo que começou a transitar a humanidade: o primado da Pastoral da Santidade”. Porque “só voltando a empreender o caminho de uma  vida cristã compreendida e levada a toda nossa experiência pessoal e social com todas as ricas exigências do Evangelho da Lei de Deus e das Bem-aventuranças, nascida e cultivada do mais fundo da acolhida à graça, voltará a resplandecer a força e a verdade do amor que nos salva”, adicionou.

Recordando o heroísmo missionário

O Cardeal, durante sua invocação, fez também uma recontagem da incomparável herança missionária espanhola, destacando sua “fidelidade e entrega ao Evangelho sem vacilação alguma , e que a fez frutificar de forma esplendorosa em uma rica e quase única história de inumeráveis Mártires e Santos e em uma plêiade imensa de missionários e evangelizadores que engendraram para Cristo e para a vida cristã a povos e continentes”.

“Ajuda a estes Bispos, Pastores hoje da Igreja da Espanha, fracos e pecadores, a uma entrega de suas pessoas e de seu ministério, até gastar-se e desgastar-se por Cristo, o Senhor e Bom Pastor, dando a vida, se for preciso, por Ele e pela salvação dos homens seus irmãos!”, concluiu o Cardeal.