A associação civil Some a Sua Voz (Suma tu voz, em espanhol) criticou o conteúdo das novas cartilhas de saúde que incluem informação sobre anticoncepcionais e a pílula do dia seguinte; dirigida a jovens entre 10 e 19 anos.

Conforme indica uma nota do jornal A.M. de León, a Presidenta de Some Sua Voz, Lourdes Cásares, explicou que a cartilha não especifica se será necessário o consentimento dos pais sobre o suposto direito a solicitar a pílula do dia seguinte e receber orientação de direitos reprodutivos.

Deste modo questionou se a Secretaria de Saúde terá a capacidade para dar orientação adequada a todos os possuidores de uma cartilha para que seja utilizada responsavelmente e com o consentimento dos pais quando o merecer.

"Planejar sua família, é seu direito"; "Se teve uma relação sexual não protegida e se não terem transcorrido mais de 72 horas, pode solicitar anticoncepção de emergência, proteja-se, é seu direito!", são duas das frases incluídas nas páginas 20 e 21 das cartilhas dirigidas a estudantes entre 10 e 19 anos; precisa o jornal.

"O menino de 10, 12, 14 anos vai ter a sua cartilha ou serão os seus pais? Com o consentimento de quem são todas estas disposições nas quais a Secretaria de Saúde está se intrometendo nas famílias?", questionou Cásares.

Disse ademais que os meninos e adolescentes de entre 10 e 16 anos são incapazes de formar uma família, já que não têm faculdades legais para casar-se. As Secretarias de Saúde e de Educação estimam que se distribuirá um milhão 317 mil cartilhas.