O Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, confirmou hoje a "disponibilidade" do Papa Bento XVI para receber o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "na tarde do dia 10 de julho", conforme a declaração da Europa Press.

O Pe. Lombardi confirmou assim as informações divulgadas esta manhã pela Catholic News Service, a agência de imprensa da Conferência Episcopal americana, que precisou que o encontro terá lugar às 4:00 p.m.

A entrevista, que ainda está por ser confirmada oficialmente pela Casa Branca, terá lugar ao término da reunião anual dos países do G-8, que se celebrará na cidade de L'Aquila (centro da Itália) entre os próximos 8 e 10 de julho.

Segundo o protocolo vaticano, não é habitual que o Papa receba chefes de Estado ou de Governo pela tarde. Entretanto, nesta ocasião, o Pontífice se mostrou disponível para responder às necessidades do Presidente norte-americano, que tem previsto iniciar uma visita oficial a Ghana (África) ao término do G-8.

Entre os temas que poderiam abordar na reunião se destacam os principais conflitos internacionais, com especial atenção à situação no Oriente Médio e Irã, a crise econômica e as problemáticas relacionadas com a bioética, tais como o aborto ou a investigação com células embrionárias, aspectos sobre os quais a Administração Obama e o Vaticano mantêm posições opostas.