Ao receber esta sexta-feira em visita Ad Limina a um grupo de bispos norte-americanos das províncias eclesiásticas do Dubuque, Kansas City em Kansas, Omaha e St.Louis; o Papa João Paulo II  chamou à renovação da Igreja neste país  da renovação da vida paroquial.

Ao refletir sobre o exercício do governo episcopal, o Pontífice se referiu à relação que une os bispos com seus colaboradores mais estreitos no apostolado, os sacerdotes”.

O Papa destacou que os laços que unem os bispos e seus sacerdotes procedem “da graça da Sagradas Ordens e da missão confiada pelo Senhor Ressuscitado aos apóstolos e seus sucessores na Igreja”.

“Junto ao fomento da confiança e a confidência mútuas, o diálogo, o espírito de unidade e o espírito missionário comum na relação com seus sacerdotes –prosseguiu- o bispo é também responsável por cultivar nos presbíteros um sentido de responsabilidade comum no governo da Igreja local", que comporta “uma sólida visão eclesiológica”.

“Um objetivo comum de seu guia –adicionou- deve ser alentar e coordenar a tarefa pastoral levada a adiante na grande rede de paróquias e instituições relacionadas que formam a Igreja local. A paróquia, efetivamente, é ‘predominante entre todas as outras comunidades diocesanas’”.

João Paulo II destacou em seguida que a renovação da vida eclesiástica “deveria começar com a revitalização da comunidade paroquial”, centrada “na pregação do Evangelho e a celebração da Eucaristia”.

“O bispo joga um papel indispensável nesta revitalização, promovendo com sua autoridade os ensinos da Igreja e propondo um plano pastoral unificado capaz de inspirar e dirigir o apostolado do clero e dos laicos”, destacou.

“Toda a comunidade cristã necessita um estímulo para passar da ‘Missa à missão’, buscando a santidade e o serviço da nova evangelização”, destacou o Pontífice.