O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, alentou os responsáveis e presidentes de Comissões de Leigos, sacerdotes e delegados de movimentos da América Latina e o Caribe reunidos nesta capital, que acolham e acompanhem aos novos movimentos eclesiásticos e as novas comunidades.

Em sua homilia celebrada na Capela da Casa de Espiritualidade Santa Rosa, com a qual se iniciou esta terça-feira o Encontro de Movimentos Eclesiásticos e Novas Comunidades da América Latina e o Caribe do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), que se desenvolverá até na quinta-feira 25 de junho, o Cardeal recordou que o Catecismo, as normas litúrgicas, a Palavra de Deus e o sacramento da Reconciliação "são como as colunas da doutrina e da vida, que permitirão ajudar, orientar e impulsionar todas as novas realidades ou movimentos na Igreja".

"Por isso, aos pastores destes tempos a Igreja nos pede que estudemos com respeito e carinho essas novidades ou iniciativas para poder tirar daí toda a maravilha do que o Espírito Santo quer; e, também para separar com fortaleça o que talvez seja um entusiasmo passageiro que não nos inscreve na Igreja", disse o Cardeal.

A nota de imprensa do Arcebispado de Lima assinala além que o Cardeal alertou que em nenhum caso se deve tratar com superficialidade estes novos movimentos, a não ser com a verdade. "Este é o grande serviço que o Papa Bento XVI nos está pedindo aos pastores, o acolher sem temor, com avaliação e carinho todas estas realidades; e, ao mesmo tempo, acompanhá-las, abençoá-las e corrigi-las", assegurou.

Chamados à santidade

Ao falar logo do chamado universal à santidade, o Cardeal sublinhou que esta proposta do Concílio Vaticano II é ainda uma grande novidade, uma revolução ainda por fazer que deve ser realizada pelos leigos; enquanto que os pastores têm o dever de formar na doutrina social e moral assim como nos sacramentos para impulsionar a vida espiritual dos fiéis.    

"Os leigos devem conquistar nessas novas audiências, sem batina e solideo, com as armas da cultura, do prestígio e da personalidade, etc.; porque mais que nunca a América nos está pedindo este desafio", manifestou.

"Vemos nessas situações tão dolorosas de alguns de nossos países como é o ataque à Hierarquia da Igreja; e, como tantas vezes, os leigos não acabam de entender a responsabilidade de cidadãos para ser sal e luz e defender os princípios de sua própria vida, família e trabalho; e, estão esperando o bispo", acrescentou.

Neste encontro participam mais de vinte presidentes ou responsáveis pelas Conferências Episcopais de Comissões de Leigos, sacerdotes e delegados de movimentos da América Latina e o Caribe. É organizado pelo Departamento de Comunhão Eclesiástica e Diálogo do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).