O Patriarca de Jerusalém dos Latinos, Dom Fouad Twal, alentou a que os judeus, palestinos, muçulmanos e cristãos em Terra Santa vivam intensamente o diálogo e a colaboração para assim superar "o conflito e a violência" na região, para assim recolher os frutos da recente visita do Papa Bento XVI aos Santos lugares.

Em declarações à Rádio Vaticano, o Prelado ressaltou ademais que "a Igreja sempre foi um elemento de paz, colaboração e pacificação. Esperamos por isso poder avançar nesta missão".

Ao falar logo depois da formação dos cristãos, o Patriarca explicou que "especialmente na Jordânia e na Palestina, nós que vivemos com os muçulmanos vemos que nossas escolas se convertem em lugares de diálogo, de vida, quando os jovens jogam e estudam juntos. Através deles estamos em contato com as famílias muçulmanas, estas mesmas famílias que vêm a nós com tanta confiança".

"Este é o método mais seguro de preparar –inclusive logo depois de 20 anos– às pessoas para que se conheçam, respeitem-se e se amem. O ensino oferecido pela escolas católicas não deve ser um âmbito em si mesmo, a não ser um meio para transmitir nossos valores de respeito, dignidade e diálogo através dos jovens", acrescentou.

Ao falar logo depois da ajuda que se proporciona aos cristãos em Terra Santa quanto à moradia, D. Twal indicou que "estes esforços servem para limitar, frear a imigração: há tantos jovens casais que não podem nem sequer celebrar seu matrimônio ou criar uma família porque não dispõem nem mesmo de meios para construir uma casa".

"Nós –adicionou o Prelado– através da ajuda destas organizações, podemos assegurar uma habitação para estes jovens casais cristãos. E este é um dos tantos meios para dar-lhes esperança".

Ao referir-se logo à visita do Papa Bento XVI a Terra Santa, o Patriarca assegurou que esta "semeou muitas coisas. semeou paz, diálogo e reconciliação. Esperamos poder recolher estes frutos no futuro, pelo bem de todos os habitantes e pelo bem da paz em Terra Santa.