Antes de dirigir a oração do Ângelus dominical na localidade italiana de São Giovanni Rotondo e depois da Eucaristia que presidiu, o Papa Bento XVI ressaltou o grande amor e confiança que o Padre Pio tinha à Virgem María e animou os fiéis a seguirem seu exemplo de amor filial.

“Aqui, no Santuário de São Pio de Pietrelcina, parece-nos sentir sua mesma voz, que nos exorta a nos reconhecermos com coração de filhos da Virgem Santa: ‘Amem à Virgem e façam-na amar’. Assim ele repetia a todos, e mais que com as palavras, valia o testemunho exemplar de sua profunda devoção à Mãe celeste”, disse o Santo Padre.

Seguidamente destacou como toda a vida e o apostolado do Santo “se desenvolveram sob o olhar materno da Virgem e com a potência de sua intercessão. Inclusive a Casa de Alívio (uma de suas iniciativas) ele a considerava obra da Virgem María, ‘Saúde dos doentes’. Por isso, queridos amigos, a exemplo do Padre Pio, também eu quero lhes confiar a todos ao materno amparo da Mãe de Deus”.

Depois de invocar Santa María como protetora dos frades capuchinhos, Bento XVI assinalou que à sua intercessão e à de São Pio da Pietrelcina “quisera também confiar de modo especial o Ano Sacerdotal que inaugurei na sexta-feira passada, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Que seja uma ocasião privilegiada para irradiar luz sobre o valor da missão e da santidade dos sacerdotes ao serviço da Igreja e a humanidade do terceiro milênio!”

Finalmente e depois agradecer a quem colaborou com os preparativos para sua visita a São Giovanni Rotondo, o Papa animou os fiéis a caminharem “pelo caminho que o Padre Pio indicou, o caminho da santidade segundo o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Neste caminho os precederá sempre a Virgem María e com mão maternal os guiará à pátria celeste”.