O Arcebispo do Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, chamou os jovens que se sintam chamados à vida sacerdotal e consagrada a responder ao convite de Cristo, quem os chama "por seu próprio nome" para confiar-lhes a missão que fará suas vidas mais plenas e fecundas em bem de outros.

"O mais importante para cada um de vocês é fundamentar a vida com a confiança mais plena na vocação que Deus lhe deu, quer dizer, na segurança de que lhe chama por seu próprio nome e quer lhe confiar a missão que fará sua vida mais plena, mais feliz e mais fecunda em bem de outros. Ninguém tem um projeto para sua própria vida mais formoso que o projeto do Senhor", expressou o Cardeal em uma extensa Carta Pastoral sobre a Vocação Sacerdotal.

O Cardeal também pediu aos jovens impulsionar em suas comunidades "um clima propício à vocação, favorecendo a conversação sobre este tema e a busca do caminho vocacional que Deus propõe a cada um".

Também se dirigiu aos quem vão para o matrimônio. "Se seu caminho for o matrimônio, depois de contrair a aliança matrimonial, também podem pedir a Deus que um de seus filhos seja chamado por ele ao sacerdócio ou à vida consagrada", expressou.

"Mas se intuírem que o Senhor poderia lhes chamar ao sacerdócio ou à vida consagrada, recorram ao sacerdote que lhes inspire mais confiança. Ele poderá ajudar-lhes a encontrar-se com Cristo mais profundamente, e a discernir com sinceridade o próprio caminho", recomendou.