Em seu encontro de ontem pela tarde na Igreja de São Pio de Pietrelcina com os sacerdotes, religiosos e religiosas e jovens, o Papa Bento XVI animou os presentes a trabalharem "para encontrar novos canais para comunicar a verdade evangélica aos homens e mulheres de nosso tempo".

Dirigindo-se especialmente aos sacerdotes, o Santo Padre se referiu ao Ano Sacerdotal dedicado a São João Maria Vianney e destacou que se o Santo Padre de Ars, "em uma época atormentada e difícil, fez todo o possível para que seus paroquianos redescobrissem o significado e a beleza da penitência sacramental, para o santo frade de Gargano (São Pio da Pietrelcina) o cuidado das almas e a conversão dos pecadores foram um desejo que o consumiu até sua morte".

"Quantas pessoas mudaram de vida graças a seu paciente ministério sacerdotal!", exclamou o Papa. "Quantas longas horas ele passava no confessionário! (...) Deve-se valorizar ainda mais o sacramento da Penitência e os sacerdotes não deveriam resignar-se nunca a ver seus confessionários desertos, nem limitar-se a constatar o desapego dos fiéis por esta extraordinária fonte de serenidade e de paz", adicionou.

Entre os ensinamentos da vida de São Pio, o Pontífice ressaltou "o valor e necessidade da oração, (...) um ponto fundamental não só para a espiritualidade do sacerdote, de qualquer cristão e ainda mais para os religiosos e religiosas, escolhidos para seguir ainda mais de perto a Cristo mediante a prática dos votos de pobreza, castidade e obediência".

"Às vezes podemos nos desanimar pelo desfalecimento e inclusive pelo abandono da fé que se registra em nossas sociedades secularizadas. Certamente devemos trabalhar para encontrar novos canais para comunicar a verdade evangélica aos homens e mulheres de nosso tempo, mas já que o conteúdo essencial do anúncio cristão é sempre o mesmo, é necessário voltar para sua fonte original, a Jesus Cristo que é o mesmo ontem, hoje e sempre", disse logo.

Finalmente Bento XVI se dirigiu aos numerosos jovens pressente: "conheço os problemas que lhes angustiam e que podem sufocar o entusiasmo próprio de sua juventude. Entre eles, em particular, cito o fenômeno do desemprego que afeta de forma dramática a tantos meninos e meninas do sul da Itália. Não se desanimem! Sede jovens de 'grande coração'".

"A Igreja não os abandona. Não abandonem à Igreja. Sua contribuição é necessária para construir comunidades cristãs vivas e sociedades mais justas e abertas à esperança", concluiu.