O Arcebispo de Madrid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, o Cardeal Antonio María Rouco Varela, presidiu este fim de semana a Eucaristia na Colina dos Anjos, em Getafe, onde se renovou a Consagração da Espanha ao Sagrado Coração de Jesus, feita há 90 anos atrás.

Em sua homilia diante dos 20 mil fiéis presentes, precisa o jornal ABC, o Cardeal advertiu que "o caminho da descristianização não conduz a nenhum futuro de salvação e de verdadeira felicidade para o homem". Por essa razão, acrescentou "renovamos hoje aquela solene consagração" que "fizeram nossos antepassados". E "nós o fazemos pedindo [ao Sagrado Coração] por todas as famílias de nossa pátria e por todos os espanhóis que nos conceda por meio de seu Espírito nos robusteça no profundo de nosso ser, que Cristo habite pela fé em nossos corações, que o amor seja nossa raiz e nosso alicerce".

O Cardeal Rouco recordou logo que há 90 anos, na mesma Colina dos Anjos, "consagrava-se a Espanha ao Sagrado Coração de Jesus ante a estátua que levantada pela piedade cristã do povo espanhol neste lugar eleito sabiamente para expressar uma prece ardente e incessante: que o Sagrado Coração de Jesus reinasse na Espanha pela graça de seu amor imensamente misericordioso, eleição, fruto de uma luminosa toma de consciência histórica e cheia de um profundo significado espiritual para o presente e o futuro da Espanha".

Seguidamente o Cardeal sublinhou que embora os tempos mudaram desde o ano 1919 quando Alfonso XIII realizou a solene consagração, também hoje a Espanha necessita "os bens da reconciliação, da solidariedade, da justiça, da concórdia e da paz".

Em sua homilia, precisa o jornal ABC, o Cardeal se referiu também ao Ano Sacerdotal e sublinhou que os presbíteros "são os instrumentos imprescindíveis da graça e do amor salvador de Cristo". Por isso, "a renovada consagração da Espanha ao Santíssimo Coração não será colhida em frutos abundantes de vida e testemunho do amor cristão sem sacerdotes Santos".

"Espanha, a Espanha de hoje, necessita de muitos e Santos sacerdotes segundo o coração de Cristo!", concluiu.

A Eucaristia foi concelebrada pelo Núncio na Espanha, Dom Manuel Montero del Castro, e o Cardeal Antonio Cañizares, Prefeito da Congregação para o Culto Divino, entre outros prelados.