O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, celebrará a tradicional Festa do Corpus Christi Andino na Basílica Catedral de Lima, na próximo domingo 21 de junho.

Conforme informou o Arcebispado de Lima, a Eucaristia se levará a cabo a partir de 11:00 a.m.; e "espera-se a participação de mais de quatro mil fiéis de língua nativa quéchua, residentes em Lima e do interior do país, que comparecerão com suas delegações à Igreja Catedral, com meia centena de imagens de Cristo, da Virgem Maria e Santos Padroeiros de seus diversos lugares de origem".

"Previamente à celebração litúrgica, cinqüenta irmandades se concentrarão na Paróquia San Sebastián, onde se realizará uma bênção a cargo do Vigário Pastoral dos nativos de língua quéchua, o Padre Luis Ayala. Logo, todas as representações irão em procissão à Catedral de Lima para participar da Eucaristia", adiciona a nota.

Do mesmo modo, se precisa que "durante a Celebração Eucarística se entoarão cânticos litúrgicos em quéchua. Ao término da Missa, as irmandades sairão em uma colorida procissão pela Praça de Armas de Lima, levando seus trajes e danças típicos em honra à Jesus" a quem também chamam carinhosamente de “Jesús ‘Taita’”.

"É preciso ressaltar que a celebração religiosa do Corpus Christi Andino guarda a tradição da competição entre os antigos bairros cusquenhos de San Sebastián e San Jerónimo, por chegar primeiro com seus respectivos padroeiros à Catedral cusqueña e encabeçar as celebrações de adoração à Eucaristia na Igreja Catedral".