Ao finalizar sua segunda Assembléia anual que se realizou esta semana nesta capital e que culminou hoje, a Conferência Episcopal de Honduras (CEH) emitiu um comunicado no qual insistiu à busca do diálogo entre os distintos atores políticos para superar o conflito atual; e solicitou aos poderes do estado a garantir a transparência, organização e boa marcha das próximas eleições.

No texto com data de hoje, os prelados manifestam que "a junta política que se produziu pelas eleições internas nos partidos políticos, a eleição da Corte Suprema de Justiça, a nomeação do Fiscal Geral da República, os rumores de golpe de Estado e os preparativos para a pesquisa sobre uma quarta urna, produziram em nós funda preocupação pelas divisões e a polarização de forças que cada dia se aguçam mais em nossa sociedade".

Ante estes desafios, os prelados propõem a todos os atores políticos uma série de medidas entre as quais se encontram um necessário esforço por obter a justiça social, o fomento do diálogo na sociedade hondurenha para superar o conflito atual; assim como as consultas à cidadania para conhecer sua opinião.

Ao referir-se logo às próximas eleições, os bispos da CEH consideram "necessário um processo que permita divulgar o conhecimento da Constituição em todos os níveis. Este esforço terá mais benefícios para a cidadania que todos os gastos, alguns de duvidosa procedência, das excessivamente longas campanhas políticas".

Por isso, indicam, "a cidadania deve exigir, àqueles que se apresentem como candidatos nas próximas eleições, que demonstrem seu conhecimento das necessidades da nação, sua capacidade para exercer cargos públicos, sua honestidade e sua sensibilidade autêntica para os mais necessitados".

"Deste modo, os candidatos têm que confirmar publicamente seu compromisso de respeitar os processos de participação cidadã e de trabalhar para que as Leis estejam ao serviço do bem de todos, em especial dos mais pobres, e não para adaptá-las aos interesses particulares de pessoas, grupos ou partidos políticos".

Finalmente os bispos de Honduras solicitam "aos três poderes do Estado, às Instituições dependentes e, em especial, às Forças Armadas, que garantam a transparência, organização e boa marcha das próximas eleições para que se convertam em uma demonstração de convivência pacífica e de respeito à Constituição tal como o deseja o povo hondurenho".