O Papa João Paulo II  aceitou nesta sexta-feira a renúncia do governo pastoral da Arquidiocese da Antofagasta, no Chile, apresentada pelo Dom José Patrício Infante Alfonso, quem há alcanço o limite de idade.

Sendo sucedido pelo Arcebispo Pablo Lizama Riquelme, até agora auxiliar na mesma sé.

O novo Arcebispo nasceu em Santiago no dia 4 de Junho de 1941. Realizou seus estudos de Filosofia no Seminário Pontifício Maior de Santiago, e os estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Foi ordenado sacerdote em 6 de Agosto de 1967. Foi Vigário Cooperador, Pároco da Melipilla e de Santo Turíbio, em Santiago,  Decano na Melipilla e em Las Condes; assim como Capelão de Carabineiros.

Cursou a pós-graduação na Faculdade de Teologia da Universidade de Salamanca, Espanha, onde se formou como Licenciado em Teologia Pastoral.

Em 15 de Dezembro de 1985 foi nomeado Bispo Prelado de Illapel e em 24 de Fevereiro de 1988 foi nomeado Bispo Auxiliar de Talca. Em 4 de Abril de 1991, ao ser criada a Diocese da Melipilla, foi chamado para ser seu primeiro Bispo.

Em 4 de Novembro de 1999 foi nomeado Bispo Militar do Chile, e em Fevereiro de 2003 foi nomeado por Sua Santidade João Paulo II como membro do Conselho de Coordenação Pastoral dos Bispos Militares no mundo.

Em Fevereiro de 2004 o Santo Padre o nomeou Arcebispo Auxiliar da Arquidiocese da Antofagasta.