Em um comunicado emitido hoje, a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) condenou o assassinato ocorrido hoje em Arrigorriaga (Vizcaya) de Eduardo Antonio Puelles García, inspetor da polícia de Bilbao. Ante este novo ato de barbárie do ETA, os prelados reiteraram "sua firme condena do terrorismo, recorda que é perverso em si mesmo e que não admite nenhuma justificação".

Em sua declaração, a CEE precisa que "o terrorismo segue a extensão do terror para produzir uma situação de debilidade da ordem política legítima, que lhe permita impor seus critérios pela força, a custa do atropelo dos direitos humanos mais elementares, como são o direito à vida e à liberdade. Este fim não poderá ser compartilhado jamais".

Ante este crime, os bispos espanhóis expressam "seu agradecimento a todas aquelas pessoas que, como a vítima deste atentado, trabalham na luta antiterrorista dentro dos corpos das Forças e Segurança do Estado e perseguem, com meios legítimos, a desativação do grupo terrorista ETA, ao serviço da convivência em justiça e liberdade".

Finalmente a CEE faz chegar "à família do policial assassinado sua proximidade e mais sincera condolência, ao tempo que encomendam ao Senhor da Vida o eterno descanso de Eduardo Antonio Puelles García e pedem à comunidade católica que se una ao sofrimento das vítimas com gestos de proximidade e afeto e, em particular, com a oração".