Faltando poucos dias para a visita do Papa Bento XVI à tumba do Padre Pio, o irmão Francesco Dileo, Reitor do Santuário Santa Maria delle Grazie, onde o Pontífice celebrará a Eucaristia este domingo 21 de junho, assinalou que a visita do Santo Padre animará nos fiéis o desejo de imitar ao Santo de Pietrelcina e assim seguir devotamente a Cristo.

Em entrevista concedida ao L'Osservatore Romano, o reitor recordou como "o  Padre Pio disse uma vez 'farei mais ruído morto que vivo'. E, em efeito, o número de peregrinos é muito maior comparado ao de finais de 1968" que atualmente chega aos sete milhões anuais.

Ao falar logo depois da quantidade de fiéis que chegam até São Giovanni Rotondo para pedir ao Santo um milagre, o reitor precisa que estes são "muitíssimos. Deduzo sobre tudo pelo grande número de cartas nas quais nos pedem invocar a intercessão do Padre Pio ou que se dirigem diretamente a ele, como se estivesse ainda vivo, para solicitar alguma cura física ou espiritual".

"Estou firmemente convencido de que neste lugar, inclusive logo depois da morte do Padre Pio, segue atuando a graça de Deus que toca o coração dos homens e faz germinar ou renascer a fé. Penso que é difícil confrontar-se com a vida deste Santo sem advertir o desejo de renunciar ao pecado ou mudar de conduta".

Ao referir-se logo à visita do Papa Bento XVI este domingo, o irmão Dileo assinala que "a imagem do Bento XVI em oração ante os restos mortais de nosso santo irmão será certamente mais eloqüente que muitas palavras e orientará a interminável 'clientela mundial' do frade estigmatizado, como o definiu Paulo VI, para uma autêntica atitude de veneração (e também de devoção), fundada na oração e no propósito de imitar o Padre Pio no seguimento de Cristo".