Ao receber esta manhã a Sua Beatitude Ignace Youssef III Younan, novo Patriarca católico da Antioquia dos Sírios, acompanhado por diversos membros do sínodo dessa Igreja, o Papa Bento XVI ressaltou o testemunho de fé dos católicos de rito oriental assim como sua fidelidade ao Santo Padre.

"A Providência divina –disse o Papa em seu discurso– nos constituiu ministros de Cristo e pastores de seu único rebanho. (...) Cristo mesmo, nosso Senhor, estabeleceu ao apóstolo Pedro como a 'rocha' sobre a qual se assenta o edifício espiritual da Igreja, pedindo aos seus discípulos que caminhem em plena unidade com ele, sob sua guia segura e a de seus sucessores".

"No curso de sua história milenária a comunhão com o Bispo de Roma esteve sempre acompanhada pela fidelidade à tradição espiritual do Oriente cristão e ambas constituem os aspectos complementares de um patrimônio único de fé que professa sua venerável Igreja".

O Pontífice recordou depois que para sublinhar "a raiz eucarística" dessa união concedeu ao Patriarca a "ecclesiastica communio", quando este foi eleito cabeça do Sínodo. "Oportunamente –adicionou dirigindo-se a Sua Beatitude Ignace Youssef III– você mostrou, com um sinal público, o estreito laço que lhes une ao Bispo de Roma e à Igreja universal, durante a Eucaristia celebrada ontem na basílica de Santa Maria Maior".

"Efetivamente a Eucaristia funde nossas diversas tradições na unidade do único Espírito, fazendo delas uma riqueza para todo o povo de Deus. Que a celebração da Eucaristia, fonte e cume da vida eclesiástica lhes mantenha ancorados na antiga tradição síria que reivindica a posse da língua que falava o Senhor Jesus e, ao mesmo tempo, abra-lhes ao horizonte da universalidade eclesiástica!", exclamou.

A Eucaristia, disse logo, "é o Pão de Vida que nutre a nossas comunidades e faz que cresçam na unidade e na caridade. Encontrem assim na Eucaristia, sacramento da unidade e a comunhão, a força de superar as dificuldades que sua Igreja passou nestes últimos anos para reencontrar os caminhos do perdão, da reconciliação e a comunhão".

Ao finalizar, Bento XVI manifestou sua satisfação pelo "pleno reatamento do funcionamento" do sínodo dessa Igreja, e alentou "o esforço para favorecer a unidade, a compreensão e o perdão, que devem considerar-se sempre tarefas prioritárias para a edificação da Igreja de Deus".

"Rezo constantemente, entre outras coisas –concluiu–, pela paz no Oriente Médio, em particular por aqueles cristãos que vivem na bem-amada nação iraquiana, cujos sofrimentos ofereço todos os dias ao Senhor durante o sacrifício eucarístico".