O Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), D. Alejandro Goic, chamou a mudar a imagem estereotipada que se tem dos anciãos por uma que seja real e que se resgate o valor dos adultos maiores em meio de uma sociedade que exalta "o que é jovem".

"A partir da época moderna, começou a exaltar-se o jovem, uma certa forma de beleza e a produtividade eficaz, provocando uma mudança na forma de considerar a idade avançada e, em muitos casos, suscitando uma forma de mau trato psicológico: a desvalorização, a marginalização e, às vezes, até o desprezo pelos anciãos", assinalou o Prelado durante um seminário com ocasião do Dia Mundial contra o mau trato aos anciãos.

Em seu discurso, o também Bispo de Rancagua denunciou "um substrato cultural que favorece o mau trato e o abuso aos anciãos", como a crença de que êxito é ganhar mais dinheiro e ter prestígio, menosprezando e considerando aos de terceira idade inválidos nessa competição. "Uma sociedade feita para o consumo maciço, centrada no lucro dos negócios, deixa fora dela os quem não são ativos consumidores", expressou.

Do mesmo modo, advertiu que em uma sociedade "onde a violência ocupa um lugar central nas relações interpessoais", ficam marginados os fracos: anciãos, mulheres, crianças.

O Presidente da CECH assinalou que o censo de 2002 indica que 11,4 por cento dos chilenos são adultos maiores, dos quais 70 por cento som "auto-suficientes", 26 por cento "semi-suficientes" e só quatro por cento são dependentes. "Quer dizer, estamos falando de um segmento de população ativa e em condições de seguir contribuindo à sociedade", afirmou.

Por isso, pediu mudar a imagem que se tem dos anciãos "por outra mais realista, menos estereotipada, menos marcada por atitudes pouco respeitosas como são o paternalismo ou o assistencialismo".

Finalmente, chamou a "assumir que o próprio da vida é o envelhecimento e que a velhice é um período caracterizado pelo que cada um viveu em seu desenvolvimento pessoal, o que cada um construiu com as decisões e os passos que foi dando durante sua vida".