O Bispo de Chosica, Dom Norberto Strotmann, respaldou através de um comunicado o trabalho realizado pelo Presidente do Instituto Nacional Penitenciário (INPE) e lamentou que os problemas carcerários estejam sendo utilizados com fins políticos.

Depois de indicar que para “ninguém é um segredo que a situação das penitenciárias reflete uma realidade muito carente”, o Prelado destacou que esta tem em sua base “um grave problema judicial”, além da falta de um adequado pressuposto e uma maior preocupação por parte do governo.

Devido a isto, o Bispo de Chosica afirmou que não se podem “utilizar como bode expiatório de problemas estruturais” os “profissionais competentes como o atual presidente do INPE”, Wilfredo Pedraza Sierra.

No comunicado, Dom Strotmann esclareceu que embora a atual administração do INPE “pode ter falhas e vazios”, esta foi frutífera tal como “lhe consta à diocese de Chosica”, ONGs, e a diversas organizações religiosas e civis que trabalham no âmbito penitenciário.

O Prelado explica que Pedraza Sierra é “uma das pessoas que mais conhece nossa realidade carcerária” e que mais lucros conseguiu na melhora das penitenciárias. Por isso, a mesmo que estes problemas não sejam solucionados a curto prazo, “chama poderosamente a atenção toda esta campanha de desprestígio” que se é contra com acusações sem sentido e mudando os acontecimentos de contexto.

No texto, Dom Strotmann recordou que na diocese de Chosica se encontram dois dos maiores centros penitenciários do país, e destacou que a Igreja Católica conta com um amplo conhecimento da realidade carcerária devido ao trabalho pastoral que realiza em cada um das penitenciárias.

Depois de lamentar que a situação carcerária siga sendo utilizanda politicamente a favor de interesses alheios ao verdadeiro fim das penitenciárias, que é reeducar, re-socializar e re-inserir, Dom Strotmann chamou as autoridades a “assumirem sua responsabilidade sobre seus atos e medidas” para ajudar aos mais de 30 mil internos que há no país.